quinta-feira, 12 de abril de 2012

Conceito de período crítico e período sensível

O ser humano, ao longo do seu desenvolvimento desde a vida intrauterina até ao seu estado “adulto”, apresenta períodos de tempo em que há uma enorme potencialidade para a assimilação e aprendizagem de um determinado comportamento ou competência, isto é, existem períodos em que o individuo está mais suscetível a determinada influência externa. Estes são os chamados períodos críticos ou períodos sensíveis.
É, antes de mais, imprescindível fazer a distinção entre período crítico e período sensível. Por um lado, o conceito de PERÍODO CRÍTICO engloba o período de tempo em que um certo processo é afetado irreversivelmente e está relacionado com a aquisição de aspetos relacionados com a biologia, ou seja, mudanças ao nível do crescimento, maturação e desenvolvimento. Estes períodos devem acontecer na vida intrauterina do ser humano e atuar nos processos reguladores do crescimento. Por exemplo, o desenvolvimento dos órgãos sexuais no feto deve ocorrer entre a 6ª a 7ª semanas após a sua conceção. Por outro lado, o conceito de PERÍODO SENSÍVEL engloba o período ótimo em que a aprendizagem de habilidades ou desenvolvimento de aptidões e competências se faz de modo mais facilitado. Estes períodos sensíveis devem ocorrer no desenvolvimento humano pós-natal. Por exemplo, a estimulação da linguagem deve acontecer nos primeiros doze anos de vida.
Um ser humano que não adquira um dado processo/competência/comportamento no período de tempo ótimo estabelecido para a sua obtenção, poderá aprendê-lo, mas nunca com a mesma eficácia ficando sempre com mazelas e em défice em relação a uma pessoa que a assimile na altura devida.
O ser humano tem de possuir uma maturação e desenvolvimento corretos de todo o seu organismo (sistema nervoso central e periférico, músculos, coração, pulmões, entre outros) para que os estímulos provenientes do meio possam gerar a aprendizagem de comportamentos ou competências.
É de realçar que, caso essa estimulação não ocorra no momento correto, podem ocorrer perturbações biológicas, psíquicas, sociais e até mesmo, atrofiamento físico. 
Em síntese, é nos períodos críticos/sensíveis que o ser humano está mais suscetível às influências do meio e, por isso, é nestas alturas que devem ocorrer estimulações para que se verifique um desenvolvimento normal. É também de salientar que existem vários períodos críticos/sensíveis para as diferentes competências/habilidades.


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