O conceito de adolescência designa o crescimento
ou o desenvolvimento até à maturidade e foi durante muito tempo baseado
unicamente nas características biológicas. Hoje em dia, considera-se que a
adolescência engloba também fatores sociológicos, psicológicos e cronológicos,
abrangendo toda a vertente psicossocial do indivíduo.
Assim, a
adolescência:
- Cronologicamente –
baseando-se nas culturas ocidentais, insere-se no ciclo de vida desde
aproximadamente os 12/13 anos até aos 22/24 anos, com oscilações, dependendo de
condicionantes individuais e culturais
- Sociologicamente – fase em que a pessoa transita de uma situação de
dependência para uma gradual autonomia, com a aquisição de novas funções e
responsabilidades na sociedade
- Psicologicamente – etapa de consolidação da sua própria identidade,
que influenciará as atitudes do indivíduo e deste com a sociedade
Deste modo, a conceção de adolescência é ampla e
implica alterações quer na personalidade, quer nas funções que a pessoa assume
na sociedade, obrigando a mudanças de carácter pessoal e social.
Por outro lado, a adolescência não é um conceito
linear já que dependendo das culturas em que o indivíduo está inserido, o seu
período de duração poderá ser mais curto (como no caso das sociedades menos
desenvolvidas) ou mais prolongada (como nas sociedades ocidentais). Assim, o
início e o fim da adolescência são determinados pelo contexto sociocultural.
A sociedade olha para a adolescência como uma
fase em que o adolescente tem comportamentos indesejáveis e reprováveis, o que
leva muitas vezes a gerar conflitos entre os adolescentes e a própria
sociedade.
Sendo um período de transição, na adolescência, o
indivíduo já não é considerado uma criança e ainda não chegou ao estado adulto,
daí a dificuldade do adolescente em perceber o seu papel na sociedade até
consolidar a sua própria identidade.
Segundo Hurlock existem quatro mudanças
relevantes que caracterizam a adolescência:
- Aumento da intensidade emocional, em que esta acompanha as mudanças
físicas e psicológicas, decorrentes das experiências de cada indivíduo.
- Amadurecimento sexual, relacionado com a insegurança em si mesmo,
com as suas aptidões e interesses. Surge também o sentimento de instabilidade
face ao mundo exterior.
- Alterações a nível corporal.
- Sistema de valores, em que aspetos prioritários passam a ser
secundários, já que o adolescente passa a ter a capacidade para analisar de
forma crítica o que lhe foi exposto e que até então não era posto em causa.
Mudanças fisiológicas
As mudanças fisiológicas e estruturais nas
raparigas e nos rapazes decorrem gradualmente, num período de tempo entre 3 a 4
anos. Nas raparigas estas alterações acontecem mais cedo, entre os 12 e os 15
anos, enquanto nos rapazes estas verificam-se entre os 13 e os 16 anos. Estas
mudanças dizem respeito ao desenvolvimento dos órgãos genitais e de todo o
corpo, em que a criança torna-se num adulto com capacidade reprodutora.
Sendo assim, denomina-se puberdade, esta etapa em
que ocorrem transformações no sistema reprodutor, nomeadamente o aparecimento
da 1ª menstruação nas meninas e libertação de esperma/ejaculação, nos rapazes e
desenvolvem-se também os carateres sexuais secundários.
Nos rapazes:
- até aos 14 anos, os testículos representam aproximadamente 10% do
tamanho no adulto
- durante cerca de 2/3 anos ocorre um crescimento acelerado
- posteriormente, há uma diminuição do tamanho das gonadas masculinas
- por volta dos 20/21 anos está concluído o desenvolvimento.
Nas raparigas:
- o sistema reprodutor desenvolve-se lentamente ao longo da
adolescência
- o útero de uma menina de 11/12 anos pesa em média 43 gramas
- os outros órgãos (trompas, ovários, vagina) desenvolvem-se mais
rapidamente.
É de salientar que todas estas mudanças no
organismo são significativamente influenciadas pela ação das hormonas.
Durante este período, com a consolidação da
identidade e da personalidade de cada indivíduo, os problemas de insegurança,
receio e incertezas inerentes à adolescência e a estas mudanças físicas tão
acentuadamente visíveis, vão sendo esclarecidos e solucionados.
Problemas específicos dos rapazes e das
raparigas
Estes
problemas surgem quando as mudanças não ocorrem da maneira normalmente
esperada.
Nas
raparigas, o aparecimento muito precoce da primeira menstruação pode afetar a
menina, que apesar de estar fisiologicamente preparada, pode não estar
psicologicamente capaz.
Outro fator marcante é
desenvolvimento e tamanho dos seios, sobretudo para as raparigas com seios
pouco desenvolvidos. Isto porque os seios são o símbolo da sexualidade e
passagem para a idade adulta.
Relativamente aos rapazes, os problemas estão ligados à maturação tardia, uma vez que os rapazes
com maturação tardia normalmente são menos desenvolvidos (fisicamente por
exemplo) e, como tal serão mais baixos e mais fracos e, por isso, teoricamente
piores atletas.
Outro problema referente aos rapazes
é, sem sombra de dúvida, o tamanho do pénis. Um rapaz que tenha um pénis
pequeno tem muitas vezes a sua masculinidade posta em causa.
Em suma, o
desenvolvimento físico condiciona a personalidade do jovem. A título de
curiosidade, os rapazes com maturação tardia são inseguros e têm pouca
autoestima.
A influência
da maturação na personalidade dos indivíduos deve-se especialmente ao modo como
os adolescentes são tratados pelas pessoas, nomeadamente os seus pares.
Deste modo, num contexto
educacional, os docentes deverão apoiar os alunos para que estes se sintam
menos preocupados com o seu desenvolvimento físico.
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