segunda-feira, 4 de junho de 2012

Desenvolvimento físico na adolescência


O conceito de adolescência designa o crescimento ou o desenvolvimento até à maturidade e foi durante muito tempo baseado unicamente nas características biológicas. Hoje em dia, considera-se que a adolescência engloba também fatores sociológicos, psicológicos e cronológicos, abrangendo toda a vertente psicossocial do indivíduo.
         Assim, a adolescência:
  - Cronologicamente – baseando-se nas culturas ocidentais, insere-se no ciclo de vida desde aproximadamente os 12/13 anos até aos 22/24 anos, com oscilações, dependendo de condicionantes individuais e culturais
  - Sociologicamente – fase em que a pessoa transita de uma situação de dependência para uma gradual autonomia, com a aquisição de novas funções e responsabilidades na sociedade
  - Psicologicamente – etapa de consolidação da sua própria identidade, que influenciará as atitudes do indivíduo e deste com a sociedade
Deste modo, a conceção de adolescência é ampla e implica alterações quer na personalidade, quer nas funções que a pessoa assume na sociedade, obrigando a mudanças de carácter pessoal e social.
Por outro lado, a adolescência não é um conceito linear já que dependendo das culturas em que o indivíduo está inserido, o seu período de duração poderá ser mais curto (como no caso das sociedades menos desenvolvidas) ou mais prolongada (como nas sociedades ocidentais). Assim, o início e o fim da adolescência são determinados pelo contexto sociocultural.
A sociedade olha para a adolescência como uma fase em que o adolescente tem comportamentos indesejáveis e reprováveis, o que leva muitas vezes a gerar conflitos entre os adolescentes e a própria sociedade.
Sendo um período de transição, na adolescência, o indivíduo já não é considerado uma criança e ainda não chegou ao estado adulto, daí a dificuldade do adolescente em perceber o seu papel na sociedade até consolidar a sua própria identidade.
Segundo Hurlock existem quatro mudanças relevantes que caracterizam a adolescência:
  - Aumento da intensidade emocional, em que esta acompanha as mudanças físicas e psicológicas, decorrentes das experiências de cada indivíduo.
  - Amadurecimento sexual, relacionado com a insegurança em si mesmo, com as suas aptidões e interesses. Surge também o sentimento de instabilidade face ao mundo exterior.
  - Alterações a nível corporal.
  - Sistema de valores, em que aspetos prioritários passam a ser secundários, já que o adolescente passa a ter a capacidade para analisar de forma crítica o que lhe foi exposto e que até então não era posto em causa.

Mudanças fisiológicas

As mudanças fisiológicas e estruturais nas raparigas e nos rapazes decorrem gradualmente, num período de tempo entre 3 a 4 anos. Nas raparigas estas alterações acontecem mais cedo, entre os 12 e os 15 anos, enquanto nos rapazes estas verificam-se entre os 13 e os 16 anos. Estas mudanças dizem respeito ao desenvolvimento dos órgãos genitais e de todo o corpo, em que a criança torna-se num adulto com capacidade reprodutora.
Sendo assim, denomina-se puberdade, esta etapa em que ocorrem transformações no sistema reprodutor, nomeadamente o aparecimento da 1ª menstruação nas meninas e libertação de esperma/ejaculação, nos rapazes e desenvolvem-se também os carateres sexuais secundários.
    Nos rapazes:
  - até aos 14 anos, os testículos representam aproximadamente 10% do tamanho no adulto
  - durante cerca de 2/3 anos ocorre um crescimento acelerado
  - posteriormente, há uma diminuição do tamanho das gonadas masculinas
  - por volta dos 20/21 anos está concluído o desenvolvimento.
    Nas raparigas:
  - o sistema reprodutor desenvolve-se lentamente ao longo da adolescência
  - o útero de uma menina de 11/12 anos pesa em média 43 gramas
  - os outros órgãos (trompas, ovários, vagina) desenvolvem-se mais rapidamente.
É de salientar que todas estas mudanças no organismo são significativamente influenciadas pela ação das hormonas.
Durante este período, com a consolidação da identidade e da personalidade de cada indivíduo, os problemas de insegurança, receio e incertezas inerentes à adolescência e a estas mudanças físicas tão acentuadamente visíveis, vão sendo esclarecidos e solucionados.

Problemas específicos dos rapazes e das raparigas

Estes problemas surgem quando as mudanças não ocorrem da maneira normalmente esperada.
Nas raparigas, o aparecimento muito precoce da primeira menstruação pode afetar a menina, que apesar de estar fisiologicamente preparada, pode não estar psicologicamente capaz.
Outro fator marcante é desenvolvimento e tamanho dos seios, sobretudo para as raparigas com seios pouco desenvolvidos. Isto porque os seios são o símbolo da sexualidade e passagem para a idade adulta. 

Relativamente aos rapazes, os problemas estão ligados à maturação tardia, uma vez que os rapazes com maturação tardia normalmente são menos desenvolvidos (fisicamente por exemplo) e, como tal serão mais baixos e mais fracos e, por isso, teoricamente piores atletas.
Outro problema referente aos rapazes é, sem sombra de dúvida, o tamanho do pénis. Um rapaz que tenha um pénis pequeno tem muitas vezes a sua masculinidade posta em causa.

Em suma, o desenvolvimento físico condiciona a personalidade do jovem. A título de curiosidade, os rapazes com maturação tardia são inseguros e têm pouca autoestima.
A influência da maturação na personalidade dos indivíduos deve-se especialmente ao modo como os adolescentes são tratados pelas pessoas, nomeadamente os seus pares.
Deste modo, num contexto educacional, os docentes deverão apoiar os alunos para que estes se sintam menos preocupados com o seu desenvolvimento físico.




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